Periodontia

Somente dentes sadios não definem a nossa saúde bucal. A saúde Bucal é algo muito mais amplo, envolvendo os tecidos adjacentes como gengivas e estruturas que garantem o suporte dos dentes. Antes de qualquer tratamento estético é necessário sabermos se tudo anda bem e tratar o que for necessário para então pensarmos na beleza e harmonia.

O que é a periodontia?

A periodontia é uma especialidade da odontologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais que atingem os tecidos de sustentação dos dentes, como as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.

Quais são as causas da doença periodontal ou periodontite?

Uma das causas mais comuns para a periodontite é uma higiene oral deficiente. Não escovar os dentes com a frequência ideal ou de uma forma incorreta, permite que placas bacterianas se acumule nos dentes junto das gengivas. A placa é uma camada inicialmente incolor, mas que vai se tornando com o tempo amarelada ou esbranquiçada. A não remoção desta camada poderá provocar a inflamação das gengivas (gengivite) formando o tártaro que se não for tratado, evoluirá para periodontite.

Existem outros fatores que podem também desencadear a doença periodontal como cárie dentária, o mau posicionamento dos dentes (dentes apinhados), próteses dentárias ou aparelhos ortodônticos mal adaptados, restaurações dentárias deterioradas, medicamentos, alimentação deficiente, algumas infeções fúngicas ou virais.

Alterações hormonais no período gestacional, início da puberdade, pacientes diabéticos que não controlam a glicose de forma correta, tabagismo e o estresse, também facilitam o surgimento das doenças periodontais.

Como é o tratamento?

tratamento da periodontite deve ser realizado de acordo com as causas e o estágio da doença.

Normalmente no tratamento é realizada a remoção e controle da placa bacteriana e tártaro. É importante também solucionar e controlar os fatores que aumentam o acúmulo dessa placa, tal como próteses e restaurações mal adaptadas, que dificultam a higiene por parte dos pacientes.

Marque a Sua Avaliação Gratuita